10 ABR 2019
​Biblioteca Municipal de Votorantim busca promover a popularização da leitura
A Biblioteca Municipal de Votorantim “João Kruguer” é um dos grandes tesouros da cidade. Com um acervo que possui mais de 12 mil exemplares, grande parte adquirido por meio de doações, a biblioteca já está há 49 anos no município e tem o objetivo de popularizar a leitura entre os habitantes, focando em títulos voltados para o lazer e o entretenimento.

Para propagar o hábito da leitura, a biblioteca promove há oito anos o “Projeto Conto Companhia”, que acontece às terças-feiras, com a visita dos alunos que estão cursando o segundo ano do ensino fundamental na rede municipal. A ação visa a contação de histórias e à formação de novos leitores. Entre os temas abordados durante os encontros estão meio ambiente, cultura popular e oralidade, que também trazem temáticas como o folclore e a literatura.

O nome da biblioteca é uma homenagem ao autor e contista votorantinense João Kruguer, responsável por vários livros didáticos e contos. Vencedor de muitos prêmios, o autor não aceitava dinheiro como premiação pois acreditava na escrita como um dom.

Consulta online

Uma novidade é o site votorantim.phlnet.com.br, em que o leitor pode consultar o acervo, reservar livros e fazer a renovação da reserva. A biblioteca também está nas redes sociais por meio da página “Biblioteca Municipal de Votorantim”. Além de diversas fotos, toda semana algum livro do acervo recebe destaque através das postagens de indicações de leitura.

A biblioteca recebe diariamente cerca de 60 leitores e tem em média mil cadastros ativos. Para se associar, os interessados devem levar apenas RG e comprovante de endereço. O prédio fica no Centro, na Praça Zeca Padeiro, ao lado da Câmara Municipal, com funcionamento das 8h15 às 16h45, sem intervalo para almoço, buscando atender um maior número de pessoas.