10/04/2019
Unidades de Saúdes iniciam a campanha de vacinação contra a gripe

Nesta primeira etapa a dose é para crianças, gestantes e puérperas; para os demais grupos de risco, a partir do dia 22 de abril

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), iniciou nesta quarta-feira (10) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para as crianças com idade entre 6 meses e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A dose é aplicada nas 15 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.

A meta da Sesa é vacinar nesse ano 8.568 crianças, 1.247 gestantes e 205 puérperas. Na manhã desse primeiro dia da campanha a procura foi bem tímida nas unidades. A dona de casa, Tatiane de Almeida Bueno, 33 anos, aproveitou o início da campanha para levar a pequena Sophia, de 4 anos. “Todos os anos procuro me antecipar e já deixar ela bem protegida”, conta a mãe que levou a filha na Unidade Básica de Saúde da Barra Funda.

Já a partir do dia 22, poderão receber a dose os demais grupos, que incluem trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. O dia “D” da campanha está previsto para acontecer no dia 4 de maio.

Ainda de acordo com a Sesa, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos.