08/04/2019
Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira, para crianças, gestantes e puérperas

Para os demais grupos de risco a vacina estará disponível a partir do dia 22 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10) em Votorantim para as crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Para os demais grupos de risco a vacina estará disponível a partir do dia 22 deste mês.  A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), informa que as unidades básicas de saúde administrarão as doses, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.

A meta da Sesa é vacinar 8.568 crianças nesse ano, sendo que em 2018 foram imunizadas 5.142. A importância da vacinação é devido a vulnerabilidade de adquirir a doença, e suas complicações o setor de Vigilância Epidemiológica.

Já a partir do dia 22, poderão receber a dose os demais grupos, que incluem trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. O dia “D” da campanha está previsto para acontecer no dia 4 de maio.

Ainda de acordo com a Sesa, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.