08 MAR 2019
Apesar das fortes chuvas, obras no Fornazari afastaram as enchentes

As fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias demonstraram um saldo positivo em relação às obras realizadas pela Prefeitura de Votorantim no combate às enchentes, especialmente no bairro Fornazari. Apesar de um índice pluviométrico acumulado em 143 mm nos últimos cinco dias, equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal percorreram o bairro durante o período, sem registrar ocorrências de grandes proporções, que marcaram a história do bairro por mais de 20 anos. O índice acumulado é considerado alto pela Casa Militar e Defesa Civil do Estado, uma vez que a referência de intensidade para as taxas de precipitação é considerada forte acima dos 40 mm.

O Fornazari era um dos pontos mais castigados em períodos de chuvas em Votorantim e recebeu, desde 2017, uma importante ação de manutenção e limpeza de toda a rede de galerias pluviais. Mais de 500 metros de tubulação, que antes estavam tomados por terras, entulhos e pedras, passaram por limpeza e desobstrução.

Também foram construídas novas galerias e espaços para reter madeiras e pedras vindas da parte mais alta do bairro, além da pavimentação de uma viela, na rua Maximina Leme, com a proposta de evitar que terra desça ladeira abaixo em dias de chuva, o que causava entupimento das redes.

Morador da Rua Maximina Leme, há mais de 40 anos, o aposentado João Aparecido da Silva, 50, conta que as ações realizadas resolveram por completo a questão das enchentes em sua casa. “A construção e manutenção das galerias impedem que as casas sejam inundadas pela água da chuva”, disse. O morador lembra ainda que após as obras já ocorreram várias chuvas fortes e hoje vivem tranquilamente sem o medo de ter a casa invadida pela água.

Além disso, a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), mantém um trabalho preventivo de limpeza de córregos, a exemplo do Cubatão, São Luiz e Vidal, entre outros pontos. Bem como a manutenção com retirada de terra em bacias de contenções.