Ir para conteúdo do site
Acompanhe-nos Facebook

Ir para conteúdo

Prefeitura de Votorantim
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

07/03/2019
Zoonoses pede cuidado redobrado aos sintomas da dengue após feriado de carnaval

       A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), pede  à população para que redobre os cuidados no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, nesse período após feriado de carnaval, onde houve também dias de chuva e calor. Especialmente para as pessoas que viajaram, a orientação é para inspecionar a casa e também, em caso de sintomas, procurar por uma unidade de saúde o mais breve possível.

            Até o momento foram 194 suspeitas notificadas, sendo cinco casos confirmados e um aguardando resultado do exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz.  Os demais foram descartados. Dos casos confirmados, 3 são autóctones (contraídos na cidade) e dois importados.

            O Centro de Controle de Zoonoses segue com o trabalho de bloqueio nos bairros onde há casos suspeitos. Na oportunidade os agentes percorrem todas as casas e terrenos baldios. Além de orientar os moradores, eles pedem para entrar no imóvel em busca de larvas e assim eliminar os criadouros. Nesta quinta-feira (07) a equipe percorre as casas da Vila Nova Votorantim.

            O Departamento de Vigilância em Saúde alerta que a pessoa ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Os moradores devem ficar atentos nesse período principalmente quem aproveitou o feriado para viajar.

            Ainda de acordo com o departamento, no retorno pra casa, é importante verificar todos os espaços na procura de criadouros do mosquito, tendo em vista que durante esse período houve dias de chuva e calor o que propicia o aparecimento de larvas.

            Além das visitas às regiões com casos suspeitos, os agentes de endemias também realizam, semanalmente, as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.

 
 
 
 
Prefeitura Municipal de Votorantim
endereço
Endereço
Av. 31 de Março, nº 327
telefone
Telefone
(15) 3353-8533
atendimento
Atendimento
De segunda a sexta, das 9h às 16h
redes sociais
Acompanhe-nos
Facebook
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet