08/02/2019
Semana Especial de combate à dengue começa pela Vila Garcia

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), inicia na próxima segunda-feira (11) as ações da Semana Especial de Combate à Dengue, com visitação dos agentes de saúde, casa a casa, na região da Vila Garcia.

A ação faz parte da adesão do município ao Plano Estadual de Combate à Dengue, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde para alertar a população sobre o risco oferecido pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, assim como a importância da participação popular na prevenção.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, agentes do Centro de Controle de Zoonoses visitarão as residências daquela região na segunda e na terça-feira (12) e, paralelamente à visitação, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) realizam a limpeza no entorno. Durante as visitas, os agentes procuram por possíveis criadouros onde possam ser encontrados, como em água parada em baldes, pneus, panelas, garrafas, copos plásticos, entre outros.

Conforme o Departamento de Vigilância em Saúde, na quinta (14) e sexta-feira (15), além das visitas, haverá ações de prevenção, com informativos à população, na região central da cidade. Ela explica ainda que o município aguarda o resultado da ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que é enviado pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

A Secretaria da Saúde informa ainda que, diante de um caso autóctone (contraído na cidade), confirmado esta semana, já providenciou reforço, por meio de comunicados, dos protocolos de atendimento junto a todas as unidades de saúde, especialmente em relação à triagem e ao encaminhamento de casos suspeitos da doença. O caso foi confirmado na região central e todo o trabalho de bloqueio em casa a casa e nebulização já foram realizados.

A Sesa orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

De segunda a sexta, das 12h15 às 17h45
icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.