04/02/2019
Bairros recebem os agentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Até o momento, cidade segue com dois casos suspeitos. Agentes da Zoonoses percorrem o Jardim São Lucas, Clarice e Parque São João

Em continuidade ao trabalho rotineiro de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses percorrem nesta semana o Jardim São Lucas, Clarice e Parque São João. A ação é realizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa).

Até o momento, a cidade não registra nenhum caso confirmado de dengue. Porém, há dois casos suspeitos em investigação, aguardando os resultados do Instituto Adolfo Lutz.

O índice da última Avalição de Densidade Larvária realizada no mês de outubro apontou o índice de 1,83, o que de acordo com o Ministério da Saúde coloca a cidade em situação de alerta. De acordo com a Sesa, as pessoas não devem baixar a guarda, tendo em vista que há a presença do mosquito na cidade.

Conforme o Centro de Controle de Zoonoses, quando o teste rápido aponta para caso suspeito, são realizadas as ações de bloqueio, com a intenção de eliminar os possíveis criadouros na referida área, bem como a nebulização, que elimina o mosquito.

Nesta segunda-feira, os agentes percorreram as ruas do Jardim São Lucas com o trabalho de rotina de visitas às casas. Ainda nesta semana serão visitados o Jardim Clarice e o Parque São João. Na oportunidade, eles procuram por possíveis criadouros onde possam ser encontrados água parada em baldes, pneus, panelas, garrafas, copos plásticos, entre outros.

Além disso, acontecem semanalmente as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.

A Secretaria da Saúde orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.