08 JAN 2019
Zoonoses inicia mapeamento de índice larvário

Não há registro de casos de dengue, chikungunya e zika na cidade. Ação de combate ao mosquito continua

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), iniciou nesta semana a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. O último levantamento realizado na cidade foi em outubro do ano passado e o índice foi de 1,83. Nesta terça-feira (08), os agentes percorreram a região da Vila Dominguinho.

O mapeamento norteia as ações a serem adotadas nas regiões apontadas com maior número de larvas. Serão percorridos cerca de 602 imóveis de 118 quarteirões da cidade, conforme determina a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

O Ministério da Saúde preconiza que, se a ADL estiver entre 1 e 3,9, já coloca o município em situação de alerta e, superior a 4,0, com risco de epidemia.

A ADL complementa as ações que já são desenvolvidas, como a visita de porta em porta e o trabalho de pesquisa de pontos estratégicos, com a pulverização de inseticida quando necessário. Os agentes percorrem diariamente as residências atrás de possíveis criadouros, onde possam ser encontrados água parada em baldes, pneus, panelas, garrafas, copos plásticos, entre outros.

Além disso, acontecem semanalmente as ações de visitas aos Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.

Quem recebeu a equipe da dengue nesta terça-feira (08), na rua Antônio de Campos Filho, na Vila Dominguinho, foi a aposentada Célia Eufrásia das Dores de Lima, 69 anos. Ela, que gosta de cultivar plantas em seu quintal, disse que está sempre atenta à água parada, principalmente nesse período de chuvas. “É importante mantermos esses espaços sempre limpos e evitar água acumulada”, disse. Na casa dela, não foi encontrada larva.

A Secretaria da Saúde orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.