14/11/2018
Novembro Azul é tema de palestras nas unidades de saúde de Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Mais Vida, promoverá palestras alusivas à campanha Novembro Azul, mês da conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A ação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Parque Bela Vista, Barra Funda, jardim Novo Mundo e Vila Garcia.

As palestras serão ministradas pelas representantes da ONG Mais Vida, e têm como o objetivo reforçar e incentivar os homens sobre a prevenção ao câncer de próstata. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Os sintomas mais comuns da doença são: dificuldade para urinar; sensação de bexiga cheia, mesmo tendo acabado de urinar; jato de urina fraco ou reduzido; dificuldade de conseguir ou manter a ereção e sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).

É importante destacar que, para cuidar da saúde e se prevenir é necessário que a partir dos 50 anos o homem compareça ao médico para realizar os exames, além de ingerir uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e grãos, não fumar e praticar atividades físicas diariamente.

Programação

A UBS do Parque Bela Vista receberá a ação no dia 22, às 8h30; na sequência, a palestra será realizada no dia 23, na unidade da Barra Funda, às 10h. Depois, no dia 28, a atividade segue para a UBS do Novo Mundo, às 8h; por fim, no dia 29, será feita na Vila Garcia, às 9h.

De segunda a sexta, das 12h15 às 17h45
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.