03/10/2018
Beneficiários do BPC devem se inscrever no CadÚnico até 31 de dezembro

Em Votorantim, 1.042 cidadãos recebem por meio deste programa. Direito será suspenso caso não seja feito o cadastramento

Os idosos e deficientes de Votorantim que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem se inscrever no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) até o dia 31 de dezembro de 2018 para não ter seu direto suspenso. De acordo com as regras do Ministério do Desenvolvimento Social, o processo de inscrição ou atualização de dados deve ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou na unidade de Bolsa Família do município, que são geridos pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci).

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência. Para adquirir o benefício essas pessoas devem apresentar comprovação de renda familiar per capita inferior a 25% do salário mínimo, ou seja, a renda total da família é somada e dividida pela quantidade de membros que a integram. Em Votorantim, 1.042 cidadãos recebem por meio deste programa.

A inscrição ou atualização no cadastro único é uma determinação do governo federal para os que recebem o benefício desde 2016. Desse modo, os atuais e futuros beneficiários do BPC ou seus representantes legais devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou o Bolsa Família para solicitar seu registro no CadÚnico e preencher um formulário que será encaminhado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, para que o benefício seja mantido, deve ser apresentado o CPF de todos os integrantes da família. Para mais informações, o telefone da unidade do Bolsa Família é 3353-8639 ou 3243-4639.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.