15 AGO 2018
Projeto “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” inicia encontros de formação

Professores, coordenadores e diretores da rede municipal de ensino participaram nesta semana da formação continuada para o projeto “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”. O encontro ocorreu no Auditório Municipal “Francisco Beranger”.

O evento de abertura contou com palestra e show da Palavra Cantada. As formações do projeto continuam com programações até o mês de novembro e estão atreladas ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Base Nacional Curricular e Comum (BNCC) e visam contribuir com as práticas pedagógicas dos educadores no contexto escolar, atendendo aos documentos norteadores da Educação Básica.

Durante o encontro o tema abordado foi a musicalização, que é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Na educação infantil, ela está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.