10 AGO 2018
Paço Municipal recebe exposição da autêntica iconografia sacra

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) promove na segunda-feira (13) a partir das 9h, no saguão da Prefeitura Municipal de Votorantim, a Exposição da Escola de Iconografia Sagrada Face, do mestre padre Almir Flávio Scomparim. Serão cerca de 12 obras e contará em sua abertura com apresentação dos alunos da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”.

A exposição traz uma técnica que foi adotada através da iconografia russa da escola de Moscou, considerada a mais sublime e harmônica das técnicas, tendo como expoente máximo Andrei Rublev. Por esse motivo a Escola usa somente pigmentos naturais, os mesmos usados por ele e segue as etapas canônicas para produção de um ícone. O ícone não é mera obra de arte, mas uma janela para o céu. O suporte utilizado é de madeira e preparada com tecido de linho, gesso e cola de coelho. O desenho transferido para o suporte são modelos de antigos mestres iconógrafos. A douração é feita com ouro de 23,5 kilates.

A linguagem iconográfica ao invés de pintar se diz “escrever” um ícone, já que o ícone é a Palavra de Deus em cores e forma. As cores são preparadas na sala de aula pelos alunos usando tempera de ovo. Todo ícone deve levar um nome, pois é esse o seu vínculo sagrado, faz-se então a caligrafia e um verniz de proteção. A última etapa é a bênção do ícone.

As aulas da Escola de Iconografia Sagrada Face, acontecem as quartas-feiras das 14h às 17h e está localizada no Instituto de Teologia João Paulo II, na avenida Dr. Eugênio Salerno, 60, no Bairro  Santa Terezinha, em Sorocaba. Mais informações pelo telefone 3321-2555.

09/08/2018