07 AGO 2018
Campanha de vacinação contra sarampo e pólio segue até 31 de agosto

O foco são as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias

O primeiro dia “D” de vacinação contra poliomielite e sarampo imunizou mais de 1.700 crianças em Votorantim no último sábado (04). Foram aplicadas 1.797 doses contra a pólio e 1.774 contra o sarampo. A partir desta segunda-feira (06), o atendimento é realizado nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em seus respectivos horários de funcionamento.

Durante a campanha, que é nacional, devem ser imunizadas crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A ação é realizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa). É indispensável a apresentação da carteira de vacinação.

A campanha segue até o dia 31 de agosto e, no dia 18, haverá um segundo dia “D”. Conforme o Departamento de Vigilância em Saúde, em Votorantim deverão ser imunizadas 6.175 crianças.

A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, será administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas enfermidades no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da poliomielite, uma doença infectocontagiosa grave e que provoca danos irreversíveis, foi erradicado no Brasil na década de 1990.

Quanto ao sarampo, em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, mas atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.