03 AGO 2018
Prefeitura inicia convocação para vagas remanescentes em creches

Com a oferta de 165 vagas para as crianças já inscritas, Votorantim antecipará meta do Plano Nacional de Educação

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Educação (Seed), informa que durante o mês de agosto serão convocadas para matrícula em creches municipais ou conveniadas 165 crianças que já estão devidamente inscritas junto ao município. De acordo com a Seed, as vagas remanescentes serão distribuídas entre as unidades da rede municipal e a convocação ocorrerá via contato telefônico, respeitando o cadastro já realizado pelos pais ou responsáveis.

Com essas novas matrículas, Votorantim alcançará a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) antecipadamente, uma vez que o prazo para todos os municípios brasileiros seria até o ano de 2024. A medida também favorece a consolidação dos índices determinados pelo Ministério Público de Contas (MPC), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Cumprimento das metas

A meta estipulada para os municípios foi de ampliar a oferta de educação infantil em creches (0 a 3 anos de idade) de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças. Tendo em vista que a cidade não havia alcançado as metas determinadas desde 2013, quando o índice apurado foi de apenas 36,3%, houve uma recomendação do MPC, de priorização de despesas para a educação.

Agora, a Prefeitura destaca a evolução dos números. Dos 45,53% atingidos em 2017 pelo município, a meta obtida no encerramento do primeiro semestre deste ano subiu para 47,45%. Com as 165 novas matrículas que estão sendo convocadas a cidade atingirá os 50% estabelecidos. Em números de matrículas em geral, Votorantim tinha 2.977 crianças de 0 a 3 anos em creches em 2017 e até o momento conta com um total de 3.074, aos quais irão se somar as 165 novas matrículas.