13 JUL 2018
Prefeitura realiza testes rápidos de hepatite B e C no terminal de ônibus

Serviço de Atendimento Especializado (SAE) também oferece testes gratuitos durante todo o ano

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), realiza nos dias 16, 18 e 19 de julho, das 8h às 13h, testes gratuitos de hepatite B e C no terminal de ônibus “João Souto”. Os trabalhos serão feitos pela equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

A ação acontece por conta da campanha “Julho Amarelo”, adotada pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção das hepatites virais.

Conforme explica o médico infectologista do SAE, Mario Sérgio Moreno, a falta do conhecimento da existência da hepatite C é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas façam o teste gratuitamente. “É uma doença silenciosa e que os sintomas aparecem quando o quadro já está muito avançado”, explica.

De acordo com Moreno, antigamente não se tinha o conhecimento necessário sobre a esterilização das agulhas e outros objetos cortantes que fossem compartilhados. “Antes da década de 90 usava-se seringa de vidro, agulha reutilizável, o que contribuiu para a disseminação do vírus”, contou o médico. Ou seja, é fundamental que as pessoas com mais de 40 anos façam o teste.

A hepatite C é transmitida pelo sangue. As principais formas de contágio são com o compartilhamento de agulhas, tesouras e alicates, transfusão de sangue e sexo sem camisinha. No entanto, os medicamentos, embora consigam eliminar o vírus em mais de 95% das vezes, podem causar vários efeitos colaterais, a exemplo de depressão, dor muscular, perda de apetite, fadiga, febre e dor de cabeça. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que tem o vírus.

Já contra a hepatite B existe vacina, ou seja, prevenção ao contágio. O vírus também é transmitido pelo sexo sem camisinha ou por objetos cortantes de uso compartilhado e pode tanto provocar uma hepatite aguda com sintomas como febre, vômitos ou olhos e pele amarelados, ou evoluir para uma fase crônica. Na maior parte dos casos, a hepatite B aguda tem cura espontânea, no entanto, pode tornar-se crônica e o vírus permanecer no organismo.

Em Votorantim, o teste é realizado durante todo ano no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), situado na rua João Alarcon, nº 50, Jd. Icatu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3343-2740.