Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

15/06/2018
Ministério da Saúde reduz remessas de vacinas contra meningite

Prefeitura de Votorantim recebe apenas 20 %  das doses solicitadas para este mês junto ao Programa Nacional de Imunizações


O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa de Imunizações, emitiu uma Nota Informativa (número 115/2018) ao município de Votorantim a respeito da situação da distribuição das vacinas neste mês de junho. Segundo a nota, a vacina meningocócica C está com envio reduzido e haverá um estoque estratégico para atendimento a demandas emergenciais. A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu na manhã desta sexta-feira (15) apenas 100 do total de 500 doses solicitadas ao programa, ou seja, apenas 20% da demanda necessária para a cidade.
Com isso, a manutenção dos estoques de vacinas tem se tornado cada vez mais um desafio para os municípios, que dependem exclusivamente dos governos federal e estadual quanto à entrega das vacinas para a população.  A produção e o abastecimento de vacinas para o sistema público são feitos pelo Ministério da Saúde, que por sua vez repassa ao governo do estado por meio das diretorias regionais de saúde. Para se ter uma ideia, de acordo com informações repassadas nesta quinta-feira (14) pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria de Estado da Saúde, para as cidades da região o número de doses enviado corresponde a cerca de 10% do que foi solicitado pelo Estado nesta semana. Das 9 mil doses pleiteadas o Ministério ficou de enviar apenas 900. 
Quanto à rotina do mês de junho, o Ministério da Saúde alega que “a chegada dos produtos aos estados dependerá da disponibilidade dos voos a serem agendados pela Central de Armazenagem e Distribuição de Insumos Estratégicos (Cenadi)”, informa a nota. Pelas informações repassadas pela coordenadoria geral do Programa Nacional de Imunizações, existe a previsão para a regularização de outras vacinas a partir da distribuição das mesmas aos estados e, com relação à vacina tetra viral, o Ministério informou que para os estados das regiões nordeste e sudeste, está sendo enviado o esquema de substituição, que compreende as vacinas tríplice viral + varicela.

 
 
 
 
Prefeitura de Votorantim
Endereço: Av. 31 de Março, nº 327
CEP: 18110-900
Telefone: (15) 3353-8533
ATENDIMENTO DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 09:00 ÀS 16:00 HORAS.
Bandeira
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.