23 ABR 2018
Unidades de saúde já aplicam vacina contra a gripe

Nesta primeira etapa, recebem as doses as pessoas com 60 anos ou mais, indígenas e profissionais da saúde

As pessoas com 60 anos ou mais foram as primeiras a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Bela Vista, na manhã desta segunda-feira (23), para receber a vacina contra os vírus da gripe. Em Votorantim, a Secretaria da Saúde colocou à disposição para vacinação da população as 15 UBSs, além da parceria com a Associação de Aposentados e Pensionista de Votorantim (Apevo) que também está aplicando em seus associados.

A vacinação acontece nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A partir do dia 2 de maio, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e, a partir do dia 9 de maio, serão destinadas para o grupo de comorbidades e professores.

O dia “D” da campanha de vacinação será realizado no dia 12 de maio, um sábado, onde todas as unidades estarão abertas, das 8h às 17h. As doses serão aplicadas até o dia 1º de junho.

Morador do Jardim Paraíso, o aposentado Asdrubal Homem de Pontes, 80 anos, conta que procura tomar a dose da vacina logo no início da campanha. “É melhor se proteger antes que o frio chegue”, disse. Tem o mesmo pensamento o aposentado João Maria Miranda, 72 anos. “Há muitos que tomo a vacina e isso faz muito bem para a minha saúde”, frisou.

Para este ano, a meta é de vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. O número aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. Este público deve apresentar prescrição médica quando for receber a dose. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir às UBSs em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.