19 FEV 2018
Caso suspeito de febre amarela em criança é descartado em Votorantim

Laudo do Instituto Adolfo Lutz aponta negativo para a doença; cidade segue com uma investigação em andamento

A Secretaria da Saúde de Votorantim informa que um dos dois casos suspeitos de febre amarela investigados na cidade foi descartado, a partir do laudo do Instituto Adolfo Lutz cujo resultado deu negativo para a doença. O paciente é uma criança de um ano de idade, moradora do Altos de Votorantim, que foi atendida em um hospital particular em Sorocaba onde foram coletados os exames e já teve alta hospitalar.

De acordo com a secretaria, a cidade aguarda o resultado do exame coletado em outro paciente, um homem de 87 anos, morador do Jardim Tatiana, que morreu no último dia 10 e passou por atendimento na rede pública de saúde de Sorocaba. Até o momento, Votorantim não tem nenhum caso confirmado da doença em humanos.

O Centro de Controle de Zoonoses realizou ações de bloqueio e nebulização no entorno das residências dos casos suspeitos, além de visitas casa a casa visando à identificação e remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A Secretaria reforça que, tendo em vista o quadro epidemiológico em todo o Estado é importante identificar e investigar quadros suspeitos da doença. A cidade iniciou as ações de imunização em 12 de janeiro, desde que foi constatada a morte por febre amarela silvestre de um dos macacos encontrados mortos no Parque do Matão. Seguindo os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, as ações se iniciaram no entorno no parque, com vacinação casa a casa, em postos fixos e nas escolas, ampliando-se, desde a última quinta-feira (15) para todas as 15 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

A relação dos locais e o esquema completo da vacinação podem ser encontrados no site da Prefeitura emwww.votorantim.sp.gov.br e na página oficial do facebook, em www.facebook.com/prefeituravotorantim.