18 JAN 2018
Saúde vacina moradores do entorno do Parque do Matão de casa em casa

A Secretaria Municipal da Saúde de Votorantim iniciou nesta quinta-feira (18) a vacinação contra a febre amarela para os moradores que residem no entorno do Parque do Matão. Na parte de manhã, duas equipes percorreram as ruas Angelino Francisco Parri, Angelo Delapasi, Francisca Lucas Bonilha e avenida Tiradentes.

Durante a ação os agentes percorreram as residências a procura por morador que ainda não recebeu a vacina, como foi o caso de Matheus Rodrigues Machado, 25 anos. Ele conta que era o único da família a não ter recebido a vacina e aproveitou a oportunidade nesta manhã. “Todos aqui em casa enfrentaram fila durante esses dias, essa medida de passar nas casas é muito boa”, disse.

Essa ação deve continuar até que todos os moradores do entorno sejam vacinados, porém serão aplicadas 300 doses por dia e deverá ocorrer somente nos dias úteis.

Vacinação

A vacinação contra a febre amarela vem ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde do Parque Bela Vista e Jardim Clarice, onde diariamente estão sendo distribuídas senhas, a partir das 7 horas, para 250 doses em cada unidade.

O Centro de Controle de Zoonoses explica que o foco principal da proteção é a região localizada no entorno do parque, onde seis macacos já morreram, tendo a confirmação da morte de um deles por febre amarela silvestre. A Secretaria da Saúde ressalta que a cidade não registra casos suspeitos nem diagnosticados de febre amarela em humanos.

Até a última terça-feira (16) já foram aplicadas 15 mil doses da vacina na cidade. A Sesa informa ainda que o aumento gradual da vacinação depende exclusivamente do Estado.

Quem não pode tomar a vacina

De acordo com a Secretaria da Saúde não pode receber a dose as seguintes pessoas: gestantes, mulheres amamentando, crianças até 9 meses, quem faz uso de corticoide, portador de HIV (procurar o infectologista), pacientes em tratamento de câncer, pacientes transplantados, pessoas que tomam imunossupressores e quem tiver acima de 80 anos precisa de autorização médica.