17 JAN 2018
Dois postos terão senhas a partir desta quarta e equipes vão vacinar casa a casa a partir de quinta no entorno do Parque do Matão

Medida é adotada até o lançamento da campanha geral contra a febre amarela anunciada pelo governo do Estado para o próximo dia 29

A Secretaria Municipal da Saúde de Votorantim informa a adoção de um novo esquema para a vacinação contra a febre amarela na cidade. A medida, válida já a partir desta quarta-feira (17), segue o fluxo da liberação das doses tendo em vista o anúncio feito nesta terça-feira (16) pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado da Saúde, David Uip, antecipando o mutirão de vacinação para os dias 29 de janeiro a 17 de fevereiro, para as áreas consideradas prioritárias em todo o Estado.

Desta forma, haverá distribuição de senhas junto aos dois postos de vacinação na cidade, localizados nas UBS do Parque Bela Vista e na UBS do Jardim Clarice. Nesta quarta-feira, serão distribuídas, a partir das 7 horas, 400 senhas para cada uma das unidades. Já a partir da quinta-feira (18) e até o dia 29, somente em dias úteis, excluindo-se portanto o sábado, serão distribuídas, por dia, 250 doses em cada unidade.

Além disso, a partir desta quinta-feira (18), equipes passam a realizar uma cobertura vacinal no entorno do Parque do Matão, com visitação casa a casa. Dentro dessa estratégia, serão aplicadas 300 doses por dia, também em dias úteis, até o próximo dia 29.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Kátia Regina de Oliveira, explica que o foco principal da proteção é a região localizada no entorno do parque, onde seis macacos já morreram, tendo a confirmação da morte de um deles por febre amarela silvestre. A Secretaria da Saúde ressalta que a cidade não registra casos suspeitos nem diagnosticados de febre amarela em humanos.

Até esta terça-feira (16) já foram aplicadas 15 mil doses da vacina na cidade. A Sesa informa ainda que o aumento gradual da vacinação depende exclusivamente do Estado. De acordo com o governo estadual, a expectativa é imunizar 8,3 milhões de pessoas no Estado de São Paulo, referentes ao público-alvo da campanha, sendo que 6,2 milhões receberão a vacina fracionada. Até o momento, Votorantim não está incluída no esquema de vacinação de doses fracionadas. Todo o Estado acaba de ser incluído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como área de risco de transmissão de febre amarela, o que motivou a antecipação da campanha. O Estado não registra, porém, nenhum caso de febre amarela urbana desde 1942 e os últimos casos anunciados são de febre amarela silvestre.

Confira as mudanças

Nos dois postos:

- Nesta quarta-feira (17), 800 doses no total, sendo 400 para cada unidade: UBS do Parque Bela Vista e UBS do Jardim Clarice

- A partir de quinta-feira (18 ) e até o dia 29, em dias úteis (excluindo-se portanto o fim de semana), 500 doses totais por dia, sendo 250 para cada unidade.

- Retirada de senhas sempre a partir das 7h.

Vacinação casa a casa

- A partir de quinta-feira (18 ) e até o dia 29, em dias úteis (excluindo-se portanto o fim de semana), 300 doses diárias aplicadas de casa em casa.