15 JAN 2018
Vacinação contra febre amarela terá três postos nesta segunda-feira

UBS do Jd. Clarice também atenderá a demanda; a partir de terça-feira (16) cidade volta a ter dois locais para vacinar até o fim da semana

Para esta segunda-feira (15) Votorantim amplia para três os locais de vacinação contra a febre amarela na cidade. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Clarice também passa a administrar a vacina, juntamente com a UBS do Parque Bela Vista e a Associação dos Moradores do Parque Bela Vista.  A Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) informa que esse é o esquema especial de vacinação para esta segunda. A partir de terça-feira (16) as duas UBSs, do Jardim Clarice e do Parque Bela Vista estarão vacinando ao longo de toda a semana, sempre das 8h às 16h, horário de funcionamento das unidades.

Votorantim não registra caso de febre amarela em humanos. O esquema especial de vacinação teve início na última sexta-feira (12) após a confirmação oficial, pelo Instituto Adolfo Lutz, da morte por febre amarela de um dos macacos encontrados mortos no Parque do Matão, voltado inicialmente para moradores do entorno do parque, em uma região que compreende seis bairros.

De acordo com a Secretaria da Saúde, nos dois postos montados no sábado (13) 5.300 pessoas já foram vacinadas. A ampliação desta segunda-feira vem reforçar ainda mais o trabalho das equipes da Sesa, com três locais disponíveis para a população.

Luta contra o Aedes aegypti

Paralelamente a esta força tarefa, agentes do Centro de Controle de Zoonoses mantém as ações ininterruptas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da febre amarela em humanos, da dengue, chikungunya e zika. A transmissão da febre amarela para os macacos é feita pelo mosquito haemagogus. Apesar de hospedeiros, os macacos não transmitem o vírus à população, o que é feito pelo Aedes aegypti após picar alguém já infectado.

Especialmente no entorno do Parque do Matão, a Zoonoses continua com as ações de nebulização, que já foram intensificadas a partir da semana passada, com aplicações na quinta-feira (4), na última quarta-feira (10) e nesta sexta-feira (12) e seguem em monitoramento.

Confira os locais de vacinação

Nesta segunda-feira (15), das 8h às 16h:

Posto 1 - UBS do Parque Bela Vista, avenida São João, 867.

Posto 2 - Associação de Moradores do Parque Bela Vista, localizada na rua Joana Milani, 96, travessa da Avenida Matheus Conegero.

Posto 3 - UBS do Jardim Clarice, rua Mercedes Nardy Arcuri, s/n.

A partir de terça-feira (16) e ao longo da semana, das 8h às 16h:

Posto 1 - UBS do Parque Bela Vista, avenida São João, 867.

Posto 2 - UBS do Jardim Clarice, rua Mercedes Nardy Arcuri, s/n.