11 DEZ 2017
Uma volta no tempo em um aceno para o futuro: Maria Fumaça percorre os trilhos de Votorantim

Vinda da locomotiva é o ponto alto das comemorações no dia do aniversário da cidade, além do tradicional desfile na avenida 31 de Março

Emoção e nostalgia marcaram o dia do aniversário dos 54 anos de emancipação político-administrativa de Votorantim nesta sexta-feira (8) com o tradicional desfile comemorativo na avenida 31 de Março, seguido da passagem da Locomotiva 58, a Maria Fumaça, sinalizando o resgate da história da ferroviae a intenção do município em desenvolver o projeto do trem turístico.

As festividades tiveram início logo às 9h, com o desfile comemorativo que reuniu mais de dois mil participantes, entre escolas, associações e entidades, prestigiado por um público estimado em mais de 5 mil pessoas. Por volta das 11h30, a exibição especial da Maria Fumaça teve o seu ponto alto no cruzamento da via férrea da avenida Luiz do Patrocino Fernandes com a avenida Reverendo José Manoel da Conceição, napresença de autoridades e da população.

A vinda da locomotiva foi possível graças a uma parceria com Sorocaba e a uma força-tarefa de servidores municipais para preparar o trajeto de aproximadamente seis quilômetros da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), partindo da Estação Paula Souza, em Sorocaba, até o cruzamento da via férrea, na região central da cidade. A iniciativa também tem o apoio do Movimento de Preservação da Estrada de Ferro Sorocabana.

Desfile

Com o tema “Presentes para Votorantim”, o desfile dos 54 anos de emancipação político-administrativa de Votorantim lotou a avenida 31 de Março, no trecho entre a avenida Newton Vieira Soares até o Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza (Praça Zeca Padeiro). O público, de todas as idades e em família conferiu as apresentações de estudantes, vanguardeiros que atuaram na campanha pelo desmembramento em 1963, escoteiros, corporações, bandas, atletas e integrantes de oficinas culturais.

Coordenado pela Secretaria da Educação, com o apoio das demais pastas, o desfile teve logo na entrada a participação dos pavilhões do Exército, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal; Banda Regimental deMúsica do CPI/7; viaturas e motos da Polícia Militar; Polícia Militar Rodoviária; Corpo de Bombeiros; Polícia Civil; Guarda Civil Municipal; Samu; Grupos de Escoteiros Voturaty e Ayrton Senna.Na sequência, teve a apresentação da Banda Marcial São Miguel Arcanjo; projetos da Rede Municipal de Ensino, com fanfarra da escola “Lucinda Pereira Inácio”; pelotão da educação infantil e ensino fundamental; e fanfarra da escola “Isabel Fernandes Pedroso”.

A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer participou com os alunos do projeto Guri, artistas convidados e vanguardeiros. A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda com os alunos dos Proames e Sedesp com as modalidades esportivas.Houve ainda a participação da Banda Marcial da escola “Alice Rolim de Moura Holtz; colégio Caravelas; fanfarra mirim do Colégio Mônaco; Banda Marcial “Clotilde BeliniCapitani; projetos da ETEC; Ceeja; Banda Marcial da escola “Armando Rizzo”; Banda Marcial da Bamavo; Banda Marcial do Colégio Mônaco; Grupo da Terceira Idade do Sesi com carros antigos e para finalizar a Banda Marcial do Sesi e Senai.