26 SET 2017
Prefeitura promove atividades para crianças portadoras de autismo

Promover a integração das crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) com atividades gratuitas e supervisionadas. Esse é o objetivo da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), que está oferecendo aulas de jiu-jitsu, ginástica e disponibiliza um espaço para ações lúdicas com psicopedagogas em parceria com a organização TeAcolho Autismo.

De acordo com a coordenadora da organização TeAcolho e mãe de um portador de autismo, Milena Lima, 33 anos, a gratidão pela nova administração ter abraçado o projeto é muito grande. “Só temos a agradecer por terem abraçado a causa dessa forma. Costumo dizer que tudo o que acontece aqui é uma corrente de amor sem fim."

Ainda de acordo com ela, a emoção ao ver os filhos participando dos projetos oferecidos no Integra Comunidade, como o jiu-jitsu e a ginástica, a proporcionam a alegria de uma conquista. “Quem vê de longe essas crianças realizando o que as atividades do projeto oferecem, pensam logo que é algo normal, que não é tão importante. Mas, para a mãe de um portador de autismo, todos os passos, por menores que sejam, não cabem em palavras”, relata.

Quem também concorda é Vanessa Maciel, de 32 anos. Para ela, seu filho portador de autismo evoluiu muito graças ao projeto, pois ele está conseguindo se integrar mais com as outras crianças e realizar as atividades que antes havia dificuldades. “Posso dizer que a diferença nesse projeto é o amor. Meu filho hoje consegue se socializar mais, brincar mais, ter mais contato físico graças ao jiu-jitsu, ter mais confiança graças à ginástica e as psicopedagogas que acompanham todos eles durante a semana”.

A psicopedagoga Nicoli Rodrigues, 32 anos, conta também que consegue enxergar a evolução dos alunos graças aos trabalhos sensoriais, de brincadeiras lúdicas e de interação; desse modo, todos conseguem se integrar. “Nós procuramos realizar nosso trabalho de diversas maneiras, mas sempre com o foco de que isso tem que ser algo prazeroso para eles. De pouco em pouco, todas as semanas, conseguimos enxergar a evolução deles em diversas áreas”, afirma.

Atualmente, o Integra Autismo, em parceria com a Organização TeAcolho Autismo, atende oito crianças portadoras de autismo. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, das 13h às 15h, e quartas-feiras, das 17h às 18h, no espaço do Integra Comunidade “Vital de Oliveira”, Jardim Toledo. Já as aulas de jiu-jitsu acontecem às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h, no Ginásio do Mirante dos Óvnis. Para participar, é necessário entrar em contato com a organização TeAcolho pelo e-mail teacolho@gmail.com ou pela página no Facebook: TeAcolho Autismo. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Desporto pelo telefone 3243-1519.