09 MAR 2016
1º Integra Comunidade Ambiental abre a Semana Municipal da Água em 19 de março

O recém-inaugurado Parque Ecológico dos Quatis será a sede do 1º Integra Comunidade Ambiental, evento marcado para 19 de março, das 13h às 19h, e que abre, oficialmente, a Semana Municipal da Água, realizada em Votorantim pela prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e pelo Departamento de Juventude da Secretaria de Governo.

O Integra Comunidade Ambiental vai oferecer aos cidadãos, de todas as idades, diversas atividades recreativas e de orientação, entre elas educação ambiental; oficinas de plantio e de reciclagem; distribuição de materiais informativos; grafite artístico; atividades culturais e esportivas; brinquedos; pintura facial; zumba; cuidados e testes de saúde; doação de mudas, cães e gatos.

O evento, que segue a linha do Projeto Integra Comunidade, tem a finalidade de fortalecer o vínculo entre o Poder Público e a comunidade, levando ações que são promovidas de maneira integrada entre as secretarias municipais de Votorantim e outras parcerias. O 1º Integra Comunidade Ambiental será na Praça Walter Blanco Bueso, localizada na rua Antônio Viera de Barros, s/nº, Jardim Europa.

DESCIDA DO RIO SOROCABA

De forma paralela ao Integra Comunidade Ambiental, as secretarias de Meio Ambiente de Votorantim e de Sorocaba farão a tradicional descida de barco pelo Rio Sorocaba, com o apoio e participação também da Polícia Ambiental, Sesc (Serviço Social do Comércio), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Saae Sorocaba e Grupo Caturro Navegantes.

O objetivo da descida pelo Rio Sorocaba é chamar a atenção sobre a importância da qualidade das águas e reaproximar as pessoas do rio que foi muito utilizado como transporte e lazer pela população. Além disso, o Rio Sorocaba é o principal da região. Em seu trajeto, ele corta nove municípios e é um dos principais afluentes do Rio Tietê que desagua no Rio Paraná que, por sua vez, segue para outros países ao sul, formando o Rio da Prata que encontra o Oceano Atlântico.
HORA DO PLANETA

Ainda no dia 19, das 20h30 às 21h30, e dentro da Semana Municipal da Água, a Prefeitura de Votorantim participa, da segunda vez, da campanha “A Hora do Planeta”, ato simbólico promovido no mundo todo pela ONG WWF (World Wildlife Fund) no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as luzes durante 60 minutos. Neste dia e hora, os prédios municipais que irão manter as luzes das faixadas apagadas são: prefeitura, Paço II, Aquário Cultura, Biblioteca Municipal, Parque do Matão e Auditório Municipal.

Empresas e residências também podem dar o exemplo e aderir à campanha, cujo propósito é chamar a atenção da população e despertar as pessoas para atitudes ambientalmente mais conscientes, principalmente no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

‘FEIRA DAS ÁGUAS’

No dia 20, um domingo, das 13h às 18h, haverá a “Feira das Águas: conhecer para preservar”, no Aquário Cultura, localizado na Praça de Eventos Lecy de Campos. Tal como em 2013 e em 2015, o evento vai oferecer ao público diversas exposições ambientais, interações educativas, orientações, distribuição de materiais informativos, oficinas ambientais, doação de mudas, entre outras atividades relacionadas ao tema água. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente articula as parcerias com universidades, ONGs, órgãos públicos, empresas, grupos de escoteiros, entre outras.

A Semana Municipal da Água, em Votorantim, será realizada até o dia 24 e terá uma série de atrações.