31 MAR 2010
Farmácia 24 horas do PA atende em média 300 pacientes por dia

Em funcionamento h exato um ano, a Farmcia 24 horas do Pronto Atendimento Central (PA), entrega em mdia 50 mil medicamentos por ms. So cerca de 300 pacientes atendidos diariamente. O propsito maior do servio atender os casos emergenciais, principalmente na parte da noite.

Na farmcia o paciente tem a sua disposio 33 tipos de medicamentos, e os antitrmicos, anti-inflamatrios e antibiticos so os mais procurados. Alm dos pacientes do PA, podem retirar o medicamento no local os que recebem alta do Hospital Municipal mantido pela Santa Casa.

O aposentado Messias Machado da Costa, 66 anos, morador da Barra Funda, foi um dos pacientes da unidade nesta tera-feira (30). Esse servio muito bom, as vezes estamos sem dinheiro e fica difcil comprar o medicamento, disse o aposentado que recebeu conforme a receita mdica recebeu Dipirona e Diclofenaco.

Messias destaca ainda que conhece vrias pessoas que procuram o PA sabendo que ter o medicamento. a segunda vez que venho aqui retirar medicamento e fico muito feliz por isso, disse.

De segunda a segunda, 24 horas por dia, h um funcionrio de planto para atender os paciente que so atendidos no PA ou recebem alta do hospital municipal que fica ao lado. Segundo os atendentes da farmcia, o maior movimento ocorre durante o dia e no incio da noite.

O municpio tambm conta com o servio nas Unidades Bsicas de Sade (UBS), onde h farmcia disposio desde que os medicamentos sejam padronizados. Esses remdios so cedidos ao municpio pelo Governo do Estado e normalmente so: antibiticos, antitrmico, anti-inflamatrios e remdios para o tratamento de hipertenso, entre outros.

A Secretaria de Sade informa que os mdicos plantonistas, de acordo com as possibilidades, prescreve o medicamento disponvel na farmcia 24 horas.