25 JAN 2010
Defesa Civil de Votorantim manteve plantão durante o final de semana

A Defesa Civil de Votorantim manteve o plantão durante todo o final de semana, e juntamente com agentes das secretarias de Obras e Urbanismo (Sourb), Serviços Públicos (Sesp), Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec) e Cidadania e Geração de Renda (Sesi), deram auxílio aos moradores das áreas mais afetadas pela forte chuva que ocorreu entre a noite de sábado e madrugada de domingo, registrando um volume de água de 57 milímetros (mm).

A Defesa Civil tem orientado as equipes com a preocupação de que mantenham a vigilância nos pontos de maior acúmulo de água. Ela destaca ainda que uma das maneiras da população contribuir é evitar jogar lixo e entulho nas bocas-de-lobo.

Conforme a base medidora do índice pluviométrico instalada na portaria do Paço Municipal, somente neste mês de janeiro já choveu 357,6mm, superando o mesmo mês dos anos anteriores.

Os pontos afetados pela chuva foram os seguintes: a queda do muro de uma residência entre as ruas Valéria Tozzi e José Alarcon, no Jardim Archila; deslizamento de encosta entre as ruas Maria Antonieta Maganhato Briches e Tereza Pécora Pedrozo, causado por direcionamento de água indevido, o que ocasionou a queda de parte de um muro; deslizamento de terra de pequena proporção na rua Maximina Leme, no Fornazari, e por questões de segurança a Defesa Civil removeu três famílias do local, uma vez que havia risco da queda de uma árvore sobre as residências. Os Bombeiros estiveram no Fornazari, na manhã de domingo para realizar o corte da árvore.

Na esquina da rua Antônio Lopes do Santos com a avenida Santos Dumont, houve a queda de um muro de 15 metros de comprimento; na área verde do Jardim Serrano houve deslize de terra e as famílias foram orientadas a deixar o local, uma vez que não aceitaram ser retiradas pela Defesa Civil.

Já no domingo a Defesa Civil manteve o plantão durante todo o dia, inclusive percorrendo alguns pontos da cidade.

De acordo com a previsão meteorológica da Casa Civil do Estado, em Votorantim deverá chover 20mm, nesta segunda-feira (25); 33 mm, para terça-feira (26); 10mm para quarta-feira e 8mm na quinta-feira. A Defesa Civil informa que com esses dados, é possível montar as operações e intensificar as visitas nas áreas consideradas de risco.