01 DEZ 2009
Pelo segundo ano consecutivo Votorantim recebe o certificado do projeto Município Verde e Azul

Pelo segundo ano consecutivo a cidade de Votorantim recebeu o certificado do projeto Município Verde e Azul. A divulgação do ranking foi feita pelo governador José Serra, no início da tarde desta terça-feira (01), em São Paulo. Dentre os 563 municípios participantes, Votorantim obteve a 36ª colocação, com 89,51 pontos.

O prefeito municipal, juntamente com o vice e o secretário de Meio Ambiente, participou da solenidade que reuniu representantes de todos os municípios participantes. Para o prefeito, a pontuação atingida pela cidade mostra o compromisso assumido com o meio ambiente e as ações que vem sendo realizadas desde o início do ano.

Entre os municípios da região, a cidade ficou atrás apenas de Sorocaba, que somou 89,79 pontos e ocupa a 31ª posição do ranking. Das participantes, 156 atingiram os 80 pontos exigidos e terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.

O projeto Município Verde e Azul, avalia dez diretivas que regem o projeto, são eles: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

Neste ano o nome do Projeto mudou para Município Verde Azul para deixar bem claro que a agenda azul, das águas, também é levada em conta no Projeto. Atualmente, já chega a 600 o número de municípios comprometidos com as metas do Pacto das Águas ante outros 50 no resto do planeta.