16 NOV 2009
Aulas de ginástica auxiliam no tratamento dos pacientes

Para melhorar a qualidade de vida dos pacientes que participam do Grupo de Terapia Ocupacional do Caps (Centro de Apoio Psicolgico e Social), a Prefeitura de Votorantim, atravs das secretarias de Sade (Sesa) e de Esportes e Lazer (Sespol), desenvolve semanalmente aulas de ginstica. As atividades esto trazendo timos resultados aos atendidos.

Segundo a professora de Educao Fsica, Marisa Cassar, as aulas acontecem num clima bem descontrado duas vezes na semana, onde os pacientes contam com exerccios de alongamento, ginstica localizada e tai-chi-chuan. A aula est agindo como uma terapia. Eles esto mais calmos e bem humorados. A prtica esportiva trabalha o corpo e a mente e est sendo tima para eles. Vale lembrar que a prtica de exerccios fsicos pode contribuir para uma vida mais saudvel e duradora, contou. A professora disse ainda que prioridade a melhoria na parte crdio-respiratria, emocional e principalmente a auto-estima.

Uma das atendidas contou que sua vida mudou e est satisfeita. Tudo melhorou a partir das aulas de ginstica, estou com mais disposio para cuidar de mim e de meus trs filhos. A dificuldade faz com que nos isolemos e as atividades nos ajudam no convvio com os demais. Aqui como se fossemos uma famlia, comentou.

Outro freqentador do Caps h 7 anos contou sobre a programao de atendimento. Venho aqui todos os dias, considero como se fosse minha casa, participo de todas as atividades e principalmente das aulas de ginstica que trouxe um grande benefcio. Antes precisava de medicamentos, agora consigo dormir mais tranqilo. Os profissionais nos motivam para sermos cada vez melhor, relatou.

O Caps existe desde 2002 e atualmente atende cerca de 150 pacientes e dentro das atividades propostas tambm realiza oficinas de msica, pintura, argila, artesanato e culinria.

Os pacientes gostam daqui, onde recebem todo o tratamento necessrio com atividades de integrao e psicologia, alm de amor, carinho e ateno, disse a psicloga Joclia Cenci. Para ela as atividades so importantssimas para inseri-los na sociedade.