16 NOV 2009
Mais de sete mil pessoas participam do “Cidadania e Segurança em Ação” no Itapeva

Inmeras atividades e prestaes de servio envolveram cerca de sete mil pessoas no sbado (14), das 9 s 17 horas, durante o projeto Cidadania e Segurana em Ao. O evento promovido pela Prefeitura de Votorantim em parceria com as polcias Civil e Militar, proporcionou um dia diferente comunidade do bairro e adjacncias.

Foram registrados cerca de 350 emisses de Registro de Identidade (RG), 280 cortes de cabelos, 150 emisses de carteira profissional, 1.600 pessoas que passaram pelos exames de glicemia e presso arterial, 280 atendimentos na clnica geral e ginecologia e mais de 300 crianas, receberam orientaes sobre higiene bucal e aplicao de flor. E ainda cerca 40 pessoas aproveitaram para fazer currculo e receber dicas numa entrevista de emprego. As crianas tambm contaram com brinquedos inflveis, pula-pula, pintura facial e vrias oficinas na rea de educao e meio ambiente, entre outras diverses, alm de distribuio de algodo doce e pipoca.

O evento tambm contou o Canil da Polcia Militar, Bombeiros, Policiamento Ambiental, Rodovirio, equipe do Proerd (Programa de Combate e Resistncia s Drogas e Violncia), apresentaes culturais e shows musicais, alm de todas as secretarias municipais e o Saae.

A dona de casa Ivone Cristina Sebastio, me de dois filhos e moradora do Jardim Europa, aproveitou para colocar em dia o documento. Meu RG constava o nome de solteira e precisava atualizar, ento aproveitei o servio, o atendimento foi bem rpido e na oportunidade tambm verifiquei a sade. Fiz tudo isso enquanto as crianas se divertiam. Achei importante esse evento, principalmente sendo tudo gratuito, a comunidade estava precisando desses servios, relatou.

As trigmeas, Janana, Jussara e Jenifer dos Santos, de 15 anos, no perderam tempo e saram com a carteira profissional nas mos. Em casa s minha me trabalha, somos dez irmos e no fcil. Para tirar o documento era necessrio pagar o nibus e as fotos. Aqui fizemos tudo isso sem pagar nada, disse Janana. E sua irm Jenifer completou. Era o que faltava para arrumarmos um servio. Estamos felizes.

Dona Leonice da Silva, de 58 anos, tambm passou pelo atendimento. Acordei bem cedo, tinha que aproveitar, moro no So Lucas e vim com uma vizinha. Passamos pelos servios. Estou satisfeita minha sade est tima.

O corte de cabelo tambm chamou a ateno da comunidade e os mais procurados foram os masculinos. Fiquei sabendo por um amigo e no podia deixar de participar. Gostei muito capricharam, contou Jos de Camargo, de 54 anos que tambm aproveitou para checar a sade.

J Pietra Ayres, de 10 anos, contou que o evento serviu para fazer um alerta. Eu escovava meus dentes bem rpido e com isso nem todos eram limpos. Agora aprendi como preserv-los. Daqui para frente vou cuidar melhor deles, finalizou.