A Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses teve início nesta segunda-feira (11) em Votorantim. O objetivo da ação educativa é conscientizar a população sobre a prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Mais de 20 agentes do Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria de Saúde, estão nas ruas para intensificar o combate ao mosquito. As visitas acontecem em imóveis, escolas, ferros-velhos, borracharias e pontos de reciclagem. Nesta segunda-feira, o trabalho dos agentes foi concentrado na Vila Nova e na Vila Irineu.
O mais recente relatório da Avaliação de Densidade Larvária (ADL), referente ao mês de outubro, apresenta um índice predial de 6. Foram encontradas larvas do Aedes aegypti em 36 dos 600 imóveis vistoriados pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses.
Os criadouros mais encontrados com larvas foram pratos de plantas, vasos de planta na água, caixas d’água, latas, frascos e plásticos. Os focos ficam nos bairros Parque Bela Vista, Jardim Bandeirantes, Parque Jataí e Vila Garcia.
Prevenção
A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada. Por esse motivo, é importante manter a caixa d'água fechada, além de lavar semanalmente com escova e sabão os tanques de armazenamento de água.
Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.
Já os materiais inservíveis, como latas e garrafas, não devem ser acumulados em locais abertos. O ideal é que esses produtos sejam destinados à coleta de resíduos sólidos. Outra dica é colocar o lixo em sacos plásticos.
Os imóveis também necessitam de atenção. As calhas precisam estar sempre limpas e a água não deve ficar acumulada sobre as lajes.
Fotos:
https://encurtador.com.br/DqyHt
Crédito das fotos; Prefeitura de Votorantim