01 JUN 2023
Programação cultural de junho terá teatro, dança e cinema em Votorantim
As apresentações serão realizadas no Auditório Municipal Francisco Beranger e no CEU das Artes

Cinco espetáculos de dança e teatro estão programados para o mês de junho em Votorantim. Quatro deles serão encenados no Auditório Municipal Francisco Beranger: “Ecos do rio”, dia 2, às 15h e 20h, “O mundo de Hundertwasser”, dia 19, às 8h30 e às 14h, “A borboleta e o cubo de vidro”, dia 24, às 20h, e “Concreto”, dia 25, às 16h. A peça “Brun Blaá” será apresentada dia 10, às 11h, no CEU das Artes do Jardim Cristal.

O cinema também será destaque na programação de junho com o filme “A sombra da terra”. O curta-metragem será exibido no dia 20 de junho, às 19h, no CEU das Artes.

As entradas de todos os eventos são gratuitas ao público. As apresentações dos espetáculos e a exibição do filme têm o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim.

A programação elaborada pela Prefeitura de Votorantim será aberta neste mês com a fusão da dança, dramaturgia e música contida em “Ecos do rio”. O espetáculo da companhia Estação e Cultura - Centro de Artes celebra a história e cultura da região.

A apresentação tem duração de aproximadamente 60 minutos. A classificação é livre.

Os ingressos serão distribuídos na portaria do auditório municipal, por ordem de chegada. O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (Proac), por meio de edital voltado à circulação de espetáculos de dança.

No dia 11 será a vez do espetáculo de teatro para bebês “Brun Blaá”, da Catarsis – Arte para Infância e Juventude. A área de cena é demarcada por um piso sensorial e todos os elementos oferecem condições de exploração às crianças.

O público será espectador e, em seguida, explorador do espaço cênico. Nos primeiros 25 minutos os bebês são espectadores e depois são convidados a explorar tudo o que viram por mais, aproximadamente, 30 minutos.

A distribuição dos ingressos será feita de forma antecipada. As reservas devem ser feitas por meio do telefone 3243-1191.

Já o espetáculo de circo-teatro “O mundo de Hundertwasser”, da companhia Vá da Bordo, será apresentado no dia 19, às 8h30 e às 14h, no auditório municipal. É inspirado na vida e na obra do pintor, arquiteto e ambientalista austríaco Hundertwasser, e na sua relação com a arte, a arquitetura e a ecologia. Ingressos no local, por ordem de chegada.

O flamenco, estilo de música e dança tipicamente espanhol, será a base dos dois últimos espetáculos programados em Votorantim neste mês de junho.

O gatilho para criação do espetáculo “A borboleta e o cubo de vidro”, com criação, direção e interpretação da bailarina Ale Kalaf, se deu a partir do contato da artista com uma pesquisa da antropóloga Miriam Goldemberg. Nela, foi perguntado a 5 mil homens e mulheres o que eles mais invejavam no gênero oposto. O resultado pode ser visto no auditório municipal de Votorantim, dia 24, às 20h, com classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

No dia seguinte, o auditório municipal será palco do espetáculo “Concreto”, da Cia Flamenca Ale Kalaf. A indicação é livre e os ingressos também serão distribuídos gratuitamente por ordem de chegada.

Cinema

“A sombra da terra” conta com os atores Paulo Betti e Andréia Nhur. No curta-metragem, dirigido por Marcelo Domingues, uma pianista solitária dá abrigo a um misterioso andarilho que acredita carregar consigo uma espécie de maldição ligada à lua e às tragédias da humanidade. A narrativa coberta de mistérios aborda temas humanos como solidão, memória e compaixão.

Logo após a exibição, um workshop será realizado com a participação do diretor do filme. Ele falará sobre a produção cinematográfica.

O filme foi realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa - Proac2021. A classificação indicativa é para maiores de 12 anos.

Foto: l1nk.dev/71c2y
Crédito da foto: Flávio Torres