18 FEV 2023
Mais de 800 alunos recebem atendimento oftalmológico gratuito em Votorantim
A ação envolveu alunos do Ensino Fundamental 1 e do EJA de três escolas municipais

Mais de 800 estudantes receberam atendimento oftalmológico em três escolas municipais de Votorantim. As consultas médicas gratuitas ocorreram entre os dias 13 e 15 de fevereiro e envolveram alunos do Ensino Fundamental 1 e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os estudantes passaram por uma triagem e foram atendidos por médicos oftalmologistas em dois ambientes: na sala de aula e em uma clínica adaptada em um ônibus. Os exames oferecidos foram de acuidade visual, motilidade ocular, auto refração e retinografia, além da refração no aparelho greens e biomicroscopia na lâmpada de fenda.

O projeto Ver+Educa é conduzido pela ONG Renovatio, sem fins lucrativos, cujo objetivo é transformar o excludente cenário da saúde visual do Brasil. A ação foi viabilizada por meio de uma emenda do deputado federal Vitor Lippi.

A primeira instituição atendida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mercedes Santucci, localizada no Jardim Novo Mundo. Já no dia 14 foi a vez da Emef Dides Crispim, situada no Jardim Daniel Antonio. Os exames oftalmológicos foram finalizados na Emef Professor Oscar Bento Mariano, no Jardim Tatiana.

A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves, esteve presente no primeiro dia da ação e acompanhou o trabalho desenvolvido junto aos alunos. “As crianças estão sendo muito bem acolhidas e assistidas. É um projeto muito importante porque estamos numa área de vulnerabilidade, onde as crianças têm dificuldade de acesso. E, além de cuidarem da saúde, elas ainda podem escolher um óculos de acordo com seu estilo”, comentou.

Segundo a chefe do Executivo de Votorantim, o objetivo é atingir mais estudantes. "Estamos trabalhando para ampliar a ação para mais crianças da nossa rede de ensino municipal", completa Fabíola Alves.

A diretora Renata Cristina Rogich Merighi, da Emef Professor Oscar Bento Mariano, ressaltou a importância da ação para os alunos da unidade de ensino. “Estamos muito felizes com esse projeto e gratos pela nossa escola ter sido contemplada. Muitos alunos precisam dos óculos, mas não têm condições, e o projeto é completo. Não é só o exame, eles também podem escolher os óculos que querem usar.” Renata ainda comenta que a saúde ocular influencia diretamente no desenvolvimento disciplinar das crianças. “Nós até nos emocionamos, porque na hora de escolher os óculos, eles se olhavam no espelho admirando a cor e o modelo que queriam. É uma ação essencial, porque a dificuldade visual interfere diretamente no aprendizado. Houve casos que deram grau cinco ou seis em uma criança que nunca usou óculos e nem sabia que necessitava deles. A contribuição desse projeto vai ser de grande valia no rendimento e aprendizado na nossa escola.”

Alguns alunos receberam indicação para o uso de óculos. A entrega está prevista para a primeira quinzena de março.