17 NOV 2022
Em 11 meses de funcionamento, Naee amplia em 84% o número de atendimento
Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) foi inaugurado em dezembro de 2021
Em 11 meses de funcionamento, o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) passou a atender mais 72 crianças. Inaugurado no dia oito de dezembro de 2021, o serviço voltado à inclusão escolar e atendimento psicoeducacional, atendia 85 crianças, entre atendimentos e avaliações e hoje, atende 157 crianças.
O Núcleo é um serviço de apoio às escolas e funciona a contraturno, ou seja, fora do período de aula. O apoio não é responsável por efetuar diagnósticos, mas anamneses (entrevistas) com a família do aluno encaminhado pela escola e avaliação com a criança para identificar se há dificuldades de aprendizagem, se sim, o aluno é admitido, se não, é encaminhado para a escola um relatório atestando que não há dificuldade.
Quando o aluno é admitido, ele é direcionado para o profissional responsável por auxiliá-lo a eliminar as barreiras de aprendizagem. A equipe multidisciplinar do Naee é composta por duas psicopedagogas, duas assistentes sociais, duas fonoaudiólogas, quatro psicólogos e duas terapeutas ocupacionais.
O profissional responsável elaborará um plano de ensino individualizado (PEI) para o aluno e traçará metas e fará reavaliações para acompanhar a evolução do aprendizado.
Segundo a professora orientadora de oficina pedagógica responsável pela educação especial no município e coordenadora do Naee, Roberta da Silva Martinez, o trabalho é inovador. “É inovador, não tínhamos nada neste sentido na cidade. A importância é garantir um ensino de qualidade para as crianças, é a garantia de que a inclusão efetivamente ocorra sendo um ponto de apoio para as escolas para que a criança consiga eliminar essas barreiras de aprendizagem existentes”, conta.
O núcleo é voltado para crianças de quatro meses (berçário) até o quinto ano do ensino fundamental de 10 a 11 anos ou crianças que repetiram e ainda não concluíram o quinto ano, todas do sistema municipal de ensino.
O Naee oferece apoio às crianças até que seja identificada a evolução no aprendizado ou quando o aluno termina o quinto ano, deixando a rede municipal, nestes casos a criança é desligada e novas vagas são abertas ao público.
Autor: DECOM