13 OUT 2022
Prefeitura inaugura duas novas Creches no primeiro semestre de 2023
A Prefeitura de Votorantim inaugurará no primeiro semestre de 2023 duas novas creches. Uma delas, localizada na Vila Nova, será a primeira creche Modelo Sustentável, a outra, que será no Jardim Toledo, seguirá o modelo da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
A creche localizada na Vila Nova, será construída na rua Mário Savella, uma das travessas da avenida Pedro Augusto Rangel. A estrutura contará com sete salas de aula, sala multiuso, miniquadra oficial coberta para educação infantil, tanque de areia coberto, piso tátil (para pessoas com deficiência visual), captação de água da chuva, placas solares e janelas amplas.
Além da construção, o local será preparado para receber a construção de mais duas novas salas de aula (que atenderão mais 70 crianças) em aproximadamente 20 dias, caso seja necessário a expansão da obra para atender a demanda do local. O ambiente será preparado e decorado no conceito lúdico, com muitas cores, amarelinha e caracol desenhados no chão.
Esta creche será para 250 crianças residentes dos bairros Altos de Votorantim, Pró-Morar, Jardim São Matheus e Votorantim Park I e II. A unidade escolar terá o período integral para crianças de zero a três anos de idade e parcial para crianças de quatro a cinco anos de idade. A verba para a construção da creche modelo sustentável é da própria Prefeitura.
Segundo a secretária da Educação, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, as novas creches são inovadoras. “Um conceito lúdico, um local onde a criança se sinta bem, que ela se sinta bem acolhida, que ela se sinta em uma extensão da sua casa. Por isso a amplitude, tanto de dentro da parte física da creche quanto a parte externa, onde tenha muitos brinquedos e muito verde”, conta.

Jardim Toledo
A creche do bairro Jardim Toledo, localizada entre as ruas Hilário Bernardi e Antônio Teles, atenderá crianças dos bairros Jardim Archila, parte do bairro Rio Acima e Jardim São Luiz. Será para aproximadamente 150 crianças, com ensino integral, de zero a três anos de idade.
A verba para a construção veio por meio do convênio da Prefeitura de Votorantim com o Governo do Estado de São Paulo por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).