04 OUT 2022
Casa de Passagem adota cachorro de morador de rua que morreu
Rajado, como é conhecido pelos atendidos da Casa de Passagem e pela equipe de acolhimento era um, dos três cachorros, de um morador de rua que morreu há um mês em Votorantim. O dono começou a frequentar a Casa de Passagem três meses antes do falecimento e o cachorro já apresentava problemas graves de saúde.
A equipe, de oito funcionários, se mobilizou para pagar a consulta de um veterinário e medicamentos para tratar uma ferida exposta no animal. Para continuar o tratamento, a equipe conseguiu o apoio do Centro de Controle de Zoonoses e do Hospital Veterinário da Universidade de Sorocaba (Uniso).
O Rajado sentiu bastante a falta do dono, mas foi adotado pelos funcionários. “A convivência é de muito carinho e respeito, cuidamos, brincamos e nos apegamos a ele. O Rajado sabe que aqui ele tá bem e que não iremos deixar de cuidar dele, assim como o seu dono o cuidava”, diz a coordenadora da Casa de Passagem, Fabiana Lima.
O morador era bastante apegado aos cachorros, segundo ela. “Ele amava os cães; Os chamava de filhos e foi sua preocupação até o fim”, conta Fabiana.
Foi por meio deste morador de rua e de seus animaizinhos que a Casa de Passagem recebeu a doação de cinco comedouros e cinco casinhas para cachorros do Instituto Magnus, de Salto de Pirapora. Os outros dois cães também frequentam a Casa de Passagem, mas andam mais pela cidade com outros moradores de rua.
Autor: Thaís Verderamis, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano