20 SET 2022
Estão abertas as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos para o ano letivo de 2023
Os munícipes podem se inscrever até o dia 29 de novembro
Estão abertas as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano letivo de 2023. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de novembro, nas 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) ou Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) de Votorantim.
A EJA é para a formação no Ensino Fundamental I, do primeiro ao quinto ano, para pessoas a partir de 15 anos. Para se inscrever, basta ir até a EMEF ou EMEIEF de preferência com um documento de identidade com foto, um comprovante de endereço e um número de telefone para contato.
Após a finalização do período de inscrições, a Secretaria da Educação (Seed) verificará as escolas onde há demanda para formar uma ou mais turmas. Em caso de impossibilidade de abrir novas turmas em todas as escolas, por falta de alunos, os inscritos serão direcionados para a escola mais próxima. As aulas serão no período noturno, das 19h às 21h.
Atualmente na cidade, apenas a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Edith Maganini, localizada na rua João Carlos de Campos, número 359, no Vossoroca, atende à demanda. A escola tem apenas uma sala, com 20 alunos.
A disponibilização de mais locais que atendam o EJA faz parte do Plano Municipal de Educação, que visa alfabetizar todos os jovens e adultos da cidade. A secretária de Educação Suad Aparecida Ribeiro Oliveira diz que todos devem ter oportunidade de se alfabetizar e essa abertura de prazo para ouvir a necessidade da sociedade atender justamente esse princípio. “Sabemos que por vários fatores muitos jovens e adultos não puderam se alfabetizar e concluir os estudos, por isso, estamos incentivando as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa e que estejam enquadradas nessa modalidade de ensino, que voltem para a sala de aula”, diz.

Autor: DECOM