19 SET 2022
Homem reencontra família com ajuda da equipe de abordagem
O munícipe estava desaparecido desde novembro de 2021
Luiz Benedito Alexandre, de 41 anos, estava desaparecido desde novembro do ano passado. Ele é morador da cidade de Boituva e sofre de esquizofrenia. A família foi encontrada e acionada na última quinta-feira (dia 15 de setembro), quando finalmente se reencontraram.
A irmã de Luiz conta que ele saiu para dar uma volta e, desde então, não retornou para a casa. A primeira aparição foi no início do inverno, na Casa de Passagem, em Votorantim, porém, por conta da embriaguez, não pôde permanecer no local.
O contato seguinte foi com a equipe do programa Consultório na Rua, que logo percebeu que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) estava inválido e acionou a equipe de abordagem da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, a qual iniciou uma busca ativa. Esse trabalho faz parte do projeto Reviver Resgatando a Cidadania.
Com menos de cinco horas de trabalho, familiares de Luiz foram encontrados por meio de um post em uma rede social, e então, a confirmação de que ele estava desaparecido.
Luiz foi levado até a Casa de Passagem, onde permaneceu no aguardo da irmã. A orientadora social, Gabriella dos Santos, que acompanhou o caso e o reencontro ficou emocionada com o momento. “É inexplicável ver a família que já não tinha esperança dele estar vivo o encontrando. Presenciar esse momento foi muito emocionante”.

Consultório na Rua
 O programa foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O objetivo é ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.