15 JUL 2022
Projeto Férias de Inverno ensina brincadeiras para fazer em casa
O projeto oferece opções de lazer fáceis e rápidas
O que uma criança mais gosta de fazer, certamente, é brincar. E, para isso, foi desenvolvido o projeto Férias de Inverno para que os baixinhos tenham opções de lazer em casa no período de recesso escolar. As atividades vão de brincadeiras didáticas a jogos culturais para crianças de 0 a 12 anos.
Ao todo, são 19 ideias. Entre elas estão: amarelinha, cabaninha com lençol ou embaixo da mesa, experimento com leite psicodélico, bolha de sabão, pintura livre com tinta ou guache, caça ao tesouro, construir brinquedos com reciclados, modelagem com massinha, entre outros.
O projeto oferece opções de lazer fáceis e rápidas para fazer com as crianças em casa. E, é da professora Hosana Nascimento, que leciona no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cecilia Fernanda Arcuri Pacheco. Ela conta que a ideia surgiu para orientar e trazer dicas aos pais ou responsáveis que não sabem o que fazer nas férias para aproveitar o tempo e se divertirem.
Hosana explica o que está por trás de uma das brincadeiras, por exemplo, a do leite psicodélico. “O objetivo é despertar a curiosidade da criança, perceber as tonalidades e, o melhor de tudo, ver a alegria da descoberta de novas cores”. Para essa experiência, basta pingar algumas gotas de corante no leite e depois um pouco de detergente.
Outras opções são a massinha de modelar e a amarelinha, que, segundo a professora, é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças.

Receita da massinha de modelar

Para quem não achar ou não puder comprar, uma alternativa é fazer a própria massinha. Os ingredientes são:

4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 e ½ xícara de água
1 colher de chá de óleo
corante alimentício ou gelatina em pó

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes em uma bacia, até amassar e dar o ponto de modelar. Guardar em saquinho de plástico ou vidro bem fechado para poder brincar novamente. Boa diversão!

Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano