20 MAI 2022
Consultório na Rua atende hoje os abrigados na Casa de Passagem
O veículo van do programa Consultório na Rua terá um horário diferenciado nesta sexta-feira. Ele ficará na praça Zeca Padeiro, das 14h às 17h e depois seguirá para a Casa de Passagem de Votorantim, onde ficará para oferecer atendimento, das 17h às 20h, às pessoas abrigadas naquele local.
O veículo conta com profissionais da área da Saúde, bem como, com agentes da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda. Até o dia 24, a van tem ficado estacionada na praça Zeca Padeiro (Centro), sempre das 10h às 16h.
O objetivo da ação é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. A pessoa em situação de rua é atendida no programa Consultório na Rua de acordo com a vontade. Elas não são obrigadas ou coagidas a serem examinadas.
O programa Consultório de Rua foi iniciado em 25 de abril.  A localização do veículo do programa Consultório na Rua é definida de acordo com um cronograma da Secretaria de Saúde. Os atendimentos já foram realizados no Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza, no bairro da Chave, na praça dos Expedicionários e no Jardim Toledo.

Atendimento
A van usada para o programa Consultório na Rua é equipada com uma maca, prancha de imobilização, colar cervical, além de cilindro e máscara de oxigênio. Os profissionais ainda têm à disposição medicamentos, soro, gaze, testes rápidos de HIV e DST para serem ministrados nas pessoas em situação de rua.
O programa foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O objetivo é ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Autor: Marcel Stefano