19 MAI 2022
No frio, tutores devem ter cuidados com animais de estimação
É importante proteger os animais de estimação do frio e do vento
Nem bem o inverno chegou e a temperatura baixou bem já neste outono. Com o tempo frio, conforme registrados nesses últimos dias, os cuidados com a saúde e bem-estar são redobrados. E com os pets não é diferente. A médica veterinária Roseli Bulbow Martins, de 47 anos, da Unidade Básica de Saúde Animal (UBS Animal) deu uma série de dicas para manter os bichinhos seguros.
É importante proteger os animais de estimação do frio e do vento, com caminhas com proteção de tablados, papelão, madeira, até mesmo palets, mas com cuidado para que não haja vãos que possam prender os dedos e patas dos bichinhos. Roupinhas são uma opção para animais acostumados, caso contrário eles tendem a rasgar, por achar que a roupa trata-se de um brinquedo.
Gatos devem ser mantidos dentro de casa telada ou, se for acostumado, a ficar em um quintal com telas para que não tenham acesso à rua. Gatos também gostam de ficar no alto. Caminhas quentinhas e elevadas em local que não peguem vento podem ser adotadas.
No tempo frio, os bichinhos têm um gasto de energia maior, portanto, é necessário oferecer uma quantidade maior de ração: cerca de meia xícara a mais.
Cuidado redobrado
Os cuidados com filhotes e animais idosos é redobrado, por serem mais sensíveis. Devem ser muito protegidos do frio, evitando que tenham hipotermia, e também devem comer três vezes ao dia. No caso do animal idoso, é necessário ficar de olho se ele está conseguindo comer a ração dura ou se está com dificuldade para levantar. Qualquer problema deve ser relatado a um veterinário.
Com temperaturas abaixo de 14º Celsius, os animais de estimação podem ter hipotermia (queda na temperatura corporal), necrose das extremidades (dedos, patas, rabo e até mesmo membros) e outros problemas graves, por isso, os tutores precisam ficar atentos.

Autor: Thaís Verderamis, programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano