18 MAI 2022
População pode pedir ajuda pelo número 153 nesses dias de frio intenso
Nesses dias de frio intenso, os moradores de Votorantim que virem ou tiverem informação de pessoas em situação de rua que estejam passando frio podem acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153. A informação é da secretária de Cidadania e Geração de Rendas, Sandra Pinesso Cianfarani. Em parceria com a Cidadania, os guardas estão preparados para fazer o acolhimento e levar os necessitados à Casa de Passagem de Votorantim.

Desde esta terça-feira (dia 17), a Secretaria de Cidadania e Geração de Rendas iniciou a “Operação Inverno – Reviver Resgatando a Cidadania” que tem o objetivo de atender as pessoas em situação de rua que precisam de apoio e acolhimento nesse período de inverno, quando o frio intenso atinge a região de Votorantim. Sandra diz que as equipes a Operação Inverno vai durar 4 meses e atualmente as equipes já estão trabalhando diuturnamente para atender e oferecer o melhor para as famílias ou mesmo pessoas sozinhas que precisam de um lugar quente para poder dormir, tomar banho, poder descansar e se alimentar.

Sandra diz que as pessoas que forem abordadas e quiserem ajuda serão levadas para a casa de Passagem “Dr. Josmar Mariano da Silva”. Lá, a Secretaria de Cidadania e Geração de Rendas têm 32 lugares disponíveis para acolher os necessitados e infraestrutura para que elas tomem banho e se alimentem adequadamente. Para as pessoas que não aceitam ir para o local e preferem permanecer nas ruas, as equipes da Secretaria estão distribuindo sacos de dormir, doados pelo Governo do Estado.

A secretária da Cidadania diz que todo esse trabalho é possível graças às parcerias e ajuda das Secretarias de Obras e Urbanismo, de Saúde, de Esportes, da Educação, de Meio Ambiente e também da Guarda Civil Municipal (GCM). A Casa de Passagem fica na avenida Reverendo Manoel da Conceição, 1739, na Vila Protestantes.
Autor: Marcel Stefano