29 ABR 2022
Consultório na Rua ficará no bairro da Chave
O posto móvel atenderá, entre os dias 2 e 4 de maio, pessoas em situação de vulnerabilidade social

O posto itinerante do Consultório na Rua será instalado entre segunda-feira (dia 2 de maio) e quarta-feira (dia 4 de maio), das 8h às 14h, na praça da Bandeira, situada na rua Asdrúbal Nascimento, no bairro da Chave. O local foi escolhido por reunir pessoas em situação de rua, segundo mapeamento feito pela Secretaria Municipal de Cidadania e Geração de Renda.

O programa foi iniciado segunda-feira (dia 25 de abril) pela Prefeitura de Votorantim com o objetivo de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Durante a semana, o veículo ficou estacionado no Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza, também conhecido como praça Zeca Padeiro, e recebeu a visita de 16 pessoas em situação de rua.

Vale ressaltar que a pessoa em situação de rua é atendida de acordo com a sua vontade. Esses indivíduos não são obrigados ou coagidos a serem examinados.

A enfermeira Rita de Cássia Oliveira, responsável pelo programa Consultório na Rua, ressalta que os sinais vitais de todas as pessoas atendidas são avaliados. Esse trabalho inclui aferição de temperatura, da pressão arterial, saturação, frequência cardíaca e glicemia.
Uma pessoa em situação de rua atendida foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Jataí. Ela apresentava alteração os sinais vitais.

O trabalho dos profissionais de saúde e dos agentes da Secretaria Municipal de Cidadania e Geração de Renda também incluiu a entrega de medicamentos, tratamento em ferimentos, além do encaminhamento para a Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e ao Poupatempo de Votorantim - para a elaboração de documentos pessoais.

Estrutura

A van usada para o programa Consultório na Rua possui uma maca, prancha de imobilização, colar cervical, além de cilindro e máscara de oxigênio. Os profissionais ainda têm à disposição medicamentos, soro, gaze, testes rápidos de HIV e DST para serem ministrados nas pessoas em situação de rua.

Objetivo

O programa foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O objetivo é ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Na prática, os profissionais da saúde farão um mapeamento das pessoas em situação de rua. Os dados serão informados pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda.

A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda tem aproximadamente 100 pessoas em situação de rua na cidade cadastradas. A pasta já realiza o projeto “Resgatando a Cidadania” com abordagens feitas por orientadores e assistentes sociais.
Autor: Giuliano Bonamim