25 MAR 2022
Votorantim participa de troca de mudas entre municípios para recuperação ambiental
O objetivo é aumentar a variabilidade genética nos reflorestamentos
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Votorantim participou da atividade de troca de mudas nativas, quinta-feira (dia 24 de março), no Viveiro Municipal Santa Teresa, em Itu. A ação integrou a programação da Semana Municipal da Água 2022.
A troca de mudas nativas ocorreu por meio da cooperação técnica da Região Metropolitana de Sorocaba. O encontro também teve as presenças de representantes de Itu, Boituva, Sorocaba e Iperó.
Durante o encontro, a Sema trocou 80 espécies por outras 115 frutíferas. O objetivo é intensificar a recuperação florestal na cidade, por meio da alimentação da fauna nativa e da dispersão de sementes.
Houve a troca de mudas nativas de diferentes matrizes e locais de origem. Caso alguma espécie seja atacada por doenças no viveiro ou nos reflorestamentos, esta variabilidade genética favorecerá que todo o lote de uma determinada espécie não seja perdido ou enfraquecido.

Doação de mudas

Neste domingo (27), das 14h às 19h, na praça Lecy de Campos, durante as comemorações do 57º aniversário de instalação do município de Votorantim, a Sema fará a doação de mudas nativas. A maioria dos exemplares será de árvores frutíferas.
 A Sema doa mudas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Os interessados devem comparecer à sede da secretaria, situada no Parque do Matão, para o preenchimento da ficha de doação e retirá-las no Viveiro Municipal de Mudas.
 O endereço da Sema é a rua Ângelo Delapasi, 117, Parque Bela Vista. Já o Viveiro Municipal de Mudas está situado na avenida Santo Antônio, sem número, ao lado do Canil Municipal.
Autor: Giuliano Bonamim