21 MAR 2022
Sema realiza limpeza e plantio no córrego Ferrarezi
A Semana Municipal da Água foi aberta nesta segunda-feira com a exibição de vídeos em escolas com o tema "Água é vida"

A Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Ferrarezi, situada na estrada do Lageado, receberá o plantio de 300 mudas de árvores nativas. A ação será realizada nesta terça-feira (dia 22 de março) durante a Semana Municipal da Água.

O plantio será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Na data da ação é comemorado o Dia Mundial da Água, da represa de Itupararanga e do rio Sorocaba.

A APP do córrego Fornazari também será limpa, com a retirada de resíduos sólidos, leucenas e mamonas (exóticas e invasoras). Haverá ainda a roçagem da vegetação de gramíneas para a perfuração dos berços onde as mudas de árvores nativas serão plantadas, além da colocação de insumos para aumentar as chances de sobrevivência das plantas, como adubo e hidrogel.

Serão plantadas mudas nativas como ipês, araçás, cabreúvas, pitangueiras, entre outras espécies. A intenção da Sema é a recuperação ambiental e a conservação do local para que aumente a capacidade hídrica da área, ajudando a recarga de água no lençol freático.
O objetivo desse plantio também é de oferecer abrigo e alimento à fauna nativa, melhorar a qualidade do ar, amenizar as altas temperaturas, criar locais para o lazer das pessoas, entre outros benefícios para a população.

Em agosto de 2021, a Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de 47 mudas de árvores nativas na mesma região. A ação fez parte do Projeto Piloto de Floresta Urbana do Programa Município VerdeAzul.

Uma outra ação de plantio, voltada à Semana Municipal da Água, acontece no dia 25 de março (sexta-feira) na rua Francisco Pécora. Mais 300 mudas serão plantadas na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Itapeva. Neste local, também será feita a limpeza de resíduos sólidos e controle da leucena (exótica e invasora).

Córrego Ferrarezi

O córrego Ferrarezi deságua no rio Sorocaba. Ele favorece o aumento da vazão de água para a manutenção do corpo hídrico e para o abastecimento das cidades, inclusive de Votorantim.

Videopalestras sobre a Semana Mundial da Água

A Semana Municipal da Água foi aberta nesta segunda-feira (dia 21 de março) em Votorantim com a apresentação de palestras em escolas da cidade. O vídeo com o tema "Água é Vida" foi elaborado por profissionais da Secretaria do Meio Ambiente.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Antônio Marciano, no Parque Bela Vista, foi um dos pontos de exibição do videopalestra. O conteúdo, destinado a crianças do ensino fundamental,  explica a origem da água e a importância da preservação de florestas, represas, rios e oceanos.

A instituição de ensino tem trabalhado com o tema há um mês, preparando e ensinando as crianças e as famílias para a Semana Municipal da Água. Segundo a professora Andrea Aparecida Colabuani dos Santos Oliveira, de 49 anos, “é necessário despertar a importância da água, conscientizar as crianças e as família delas para que se faça o uso correto e a preservação do meio ambiente”, conta.

As crianças ficaram atentas e prestaram bastante atenção durante a apresentação do vídeo. “Não é só hoje que a gente tem de cuidar da água, é sempre. A gente usa água para tudo, então, temos que cuidar dela para não acabar”, explica Catarina Trevisan de Camargo Barros, de 10 anos, aluna do quinto ano.

Durante a semana, serão trabalhados mais vídeos e palestras com as crianças das escolas municipais reforçando a necessidade de cuidar e economizar água.
Autor: Fernanda Sena e Thais Verderamis, com supervisão de Giuliano Bonamim