22 JAN 2022
Copa Votorantim de Futebol Sub-15 movimenta comércio na cidade

O evento de futebol anima os comerciantes de vários setores em Votorantim

A Copa Votorantim de Futebol Sub-15 atrai visitantes de outras cidades e estados do País. A presença de turistas aquece o comércio e a economia do município, principalmente os setores de hotelaria, transportes, alimentação e entretenimento.

Segundo dados da Prefeitura de Votorantim, mais de 700 pessoas atuam de forma direta na 26ª edição da competição. A lista inclui jogadores, integrantes das comissões técnicas, profissionais de segurança, cozinheiros e motoristas.

A titular da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, Mirian Zacareli, ressalta a importância da realização da competição no município. “É positivo tanto para Votorantim quanto para as cidades vizinhas. A competição é uma atração turística”, conta. “Todos têm de comer e beber alguma coisa, então isso é muito produtivo. Movimenta o transporte, comércio, os hotéis e os pontos da cidade”, completa.

A opinião de Mirian é compartilhada por André Pereira Jesus, 35 anos, supervisor de um hotel localizado no bairro Parque Bela Vista, em Votorantim. Ele relata que mais de 50% dos hóspedes atuais do hotel são de torcedores, famílias de atletas e integrantes dos clubes que disputam a Copa Votorantim. “Possuímos 56 quartos, estamos com 100% de ocupação e mais da metade veio pela copinha”, diz.

Parte dos turistas hospedados no hotel é do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e Santa Catarina. Esse grupo está em Votorantim devido à competição.

Um dos hóspedes do hotel é o coordenador técnico do Cruzeiro Esporte Clube, Rodolfo Kumbrevicius Adorno de Oliveira, 40 anos, que tem aproveitado os momentos de folga para passear pela cidade.

Além do setor de hotelaria, o comércio alimentício também sentiu um aumento nas vendas com a competição. Antonio Carlos Andrade, de 56 anos, vence salgados e lanches perto do Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, onde acontece a competição.

Antonio ressalta que as vendas aumentaram em 40% em dias de jogos da Copa Votorantim. A demanda em horários que tinham menos movimento também aumentou durante o período da competição.

Autor: Fernanda Sena, sob supervisão de Marcel Stefano