AO VIVO: Entrega da Construção da nova Creche do bairro Vila Nova
ASSISTIR

14 JAN 2022
Votorantim inicia terça-feira vacinação contra Covid-19 em pessoas entre 9 e 11 anos de idade

O imunizante será destinado à população-alvo com comorbidades ou deficiência

A vacinação contra Covid-19 no público infantil terá início na próxima terça-feira (dia 18 de janeiro) em Votorantim. O imunizante será destinado a pessoas entre 9 e 11 anos de idade com algum tipo de comorbidade ou deficiência.

A Prefeitura de Votorantim decidiu nesse primeiro momento limitar a idade de 9 a 11 anos, e ainda não abranger as crianças de 5 a 8 anos, devido à quantidade de doses programadas para chegar ao município neste fim de semana. Serão entregues 670 vacinas.

Para receber a vacina será preciso apresentar o CPF da criança e do adolescente. Na ausência, será aceito o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho será feito em 10 unidades de saúde. A vacina aplicada será a Pfizer / Comirnaty.

Os pontos de vacinação para a população entre 5 e 11 anos serão as unidades Barra Funda (8h às 12h), Bela Vista (8h às 15h), Clarice (8h às 12h), Serrano (8h às 12h), Cristal (8h às 15h), Green Valley (9h às 12h), Novo Mundo (9h às 12h), Tatiana (9h às 12h), Vila Garcia (8h às 12h) e Vila Nova (9h às 15h). Esse público infantil deverá estar acompanhado por um responsável e apresentar documento médico que comprove a comorbidade ou deficiência.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é, na terça-feira, utilizar as 10 unidades de saúde somente para aplicar a vacina nessa população-alvo. As pessoas com 12 anos ou mais de idade poderão receber a primeira, segunda e terceira dose da AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen no Aquário Cultura, das 16h às 20h.

Pré-cadastro

O Governo de São Paulo disponibilizou o pré-cadastro para vacinação do público infantil, na faixa etária de 5 a 11 anos, contra Covid-19. Pais e responsáveis podem realizar o processo no site “Vacina Já”.

O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link (https://www.vacinaja.sp.gov.br/), clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário on-line.

Critérios e documentos exigidos para vacinação

Diabetes mellitus: Qualquer indivíduo com diabetes. (Receita médica com validade até 1 ano)

Pneumopatias crônicas graves: Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática). (Declaração médica descrevendo a comorbidade)

Hipertensão Arterial Resistente (HAR): HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos. (Receita médica constando o uso de pelo menos 3 medicações anti-hipertensivas com validade até 1 ano)