04 JAN 2022
Defesa Civil emite novo alerta de fortes chuvas na região de Votorantim

A Defesa Civil emitiu um novo alerta de fortes chuvas, seguidas por raios e ventos, na região de Votorantim. A previsão é de 100 a 145 milímetros de precipitação pluviométrica entre quarta-feira (dia 5 de janeiro) e sábado (dia 8).

Recentemente, Votorantim já foi atingida por fortes chuvas. Entre 31 de dezembro e 2 de janeiro, o acumulado foi de 180 milímetros. A Defesa Civil atuou em situações de deslizamento de terra e queda de árvores, mas ninguém ficou ferido.

O cálculo de 1 milímetro é feito com o volume de 1 litro de água acumulado sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. O tempo de medição também é levado em conta para saber se a chuva foi volumosa.

A previsão da Defesa Civil de fortes chuvas inclui outras regiões do Estado. Entre elas, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Região Metropolitana de São Paulo.

A chuva forte requer cuidados por parte do cidadão. A pessoa deve evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos, principalmente próximos aos córregos e ribeirões.

O motorista deve estacionar o veículo em local seguro, e evitar parar o automóvel debaixo de árvore, pois o tronco ou um galho pode cair e provocar acidentes.

A atenção precisa ser redobrada em áreas de encostas, morros e com enxurradas. Procure um lugar seguro. Em caso de raios, desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás.

O telefone da Defesa Civil de Votorantim é o 153. O atendimento é feito 24 horas por dia.

Autor: Giuliano Bonamim