16 DEZ 2021
Pessoa em situação de rua volta a ter um lar graças ao programa Reintegrar

O pedreiro Fernando Ignácio da Silva, de 51 anos, viveu por uma década nas ruas de Votorantim. Apoiado pela Secretaria Municipal da Cidadania e Geração de Renda, ele começou a mudar de vida no fim deste ano: conseguiu um emprego no programa Reintegrar e, com o salário, alugou um cômodo para ter um teto para morar.

Fernando nasceu em Avaré e, em 1974, aos quatro anos de idade, veio com os pais morar em Votorantim. Já adulto, passou em um concurso público para atuar como pedreiro na Prefeitura.

Anos depois, largou o cargo para trabalhar por conta própria. Era casado, tinha casa e um carro. Perdeu todos os bens materiais e terminou o casamento graças ao vício com a bebida e drogas.

O então pedreiro se transformou em uma pessoa em situação de rua. Teve momentos de recuperação e de recaídas até aceitar ser acolhido pela equipe da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda da Prefeitura de Votorantim.

Durante o inverno, Fernando aceitou atendimento no espaço provisório de acolhimento montado no Centro Esportivo Recreativo Municipal Aldovir Gori (Cermag). Em 27 de outubro, foi contratado pelo programa Reintegrar para trabalhar como auxiliar de borracheiro na Secretaria de Serviços Públicos.

A função de Fernando é trocar e consertar pneus dos veículos da frota municipal. Ele também tem aprendido a engraxar o maquinário, principalmente de caminhões e da patrol.

O salário obtido no programa Reintegrar permitiu ao agora auxiliar de borracheiro alugar um cômodo no bairro Promorar. “Esse dinheiro vai me manter lá. Será pra mudar a minha vida para melhor”, comenta.

O Reintegrar foi retomado em março deste ano e conta atualmente com 41 pessoas contratadas em Votorantim. O programa proporciona a inserção e reinserção no mercado de trabalho.

Cada contratado pelo Reintegrar obedecia alguns critérios, como estar desempregado há mais de um ano, ter baixa renda ou família monoparental. A seleção foi feita pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), por meio de avaliação das inscrições realizadas em vários bairros. Os escolhidos atuam em diversas áreas da Prefeitura de Votorantim.

Além de oferecer auxílio-financeiro, o programa também é utilizado para apresentar noções de cidadania, como direitos sociais e assiduidade. Os contratos têm duração de 12 meses, renováveis por igual período. Cada contratado recebe um salário-mínimo mensal, vale-transporte e vale-refeição no local de trabalho.

Autor: Fernanda Sena, com supervisão de Marcel Stefano