07 DEZ 2021
Unidade Básica da Saúde Animal é entregue e começa a atender no dia 15
Foto Noticia Principal Grande
Os atendimentos serão realizados por um médico-veterinário residente da Universidade de Sorocaba - - Crédito da Foto: Bruno Sanches / Prefeitura de Votorantim
A primeira Unidade Básica de Saúde Animal (UBSA) de Votorantim foi entregue nesta terça-feira e começa a atender no próximo dia 15, no Parque do Matão.
Começa a acontecer na próxima quarta-feira (dia 15) o atendimento na primeira Unidade Básica de Saúde Animal (UBSA) de Votorantim. Localizada no Parque do Matão, a UBSA foi inaugurada na manhã de ontem, com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, da sociedade civil e do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso). Também foi entregue a Unidade Móvel de Educação e Saúde Animal (Umesa).

Durante a entrega da unidade, também foi anunciada a realização de mil castrações em um ano, que serão feitas utilizando as verbas destinadas por parlamentares ao programa.

Os procedimentos realizados na UBSA são de baixa complexidade, voltados exclusivamente a cães e gatos. Os atendimentos serão feitos por meio de agendamento prévio para consulta clínica, procedimentos ambulatoriais, vacinação antirrábica, curativos, aplicação de medicação, suturas, coleta de material biológico, anestesia local e fluidoterapia (soro).

Em um primeiro momento, a unidade atenderá uma vez por semana: todas as quartas-feiras, das 8h às 12h. A UBSA disponibilizará medicamentos para uso ou aplicação na própria unidade quando necessário, porém, não haverá fornecimento de medicamentos prescritos, devendo esses serem adquiridos pelo proprietário.

Para utilizar o serviço é necessário que o tutor tenha o Cadastro Único, do Governo Federal, e possua o Número de Identificação Social (NIS). Caso não seja cadastrado, a solicitação pode ser feita por meio do link encurtador.com.br/qPU38.
No dia da consulta, o munícipe deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência da cidade de Votorantim, bem como o comprovante de registro no Cadastro Único atualizado (até 3 meses). Os atendimentos serão realizados por um médico veterinário residente da Universidade de Sorocaba (Uniso).

A implantação da UBSA é uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Votorantim. O Parque do Matão fica na rua Ângelo Delapasi, 117, no Parque Bela Vista, em Votorantim.

Unidade Móvel

Também foi entregue na manhã de ontem a Unidade Móvel de Educação e Saúde Animal (Umesa). O veículo, do tipo furgão, será usado no atendimento de denúncias de maus tratos, ações da zoonoses, observação de animais agressores para prevenção da raiva, prevenção de abandono e coleta de exames para diagnóstico da Leishmaniose Visceral Canina (LVC).

A unidade móvel terá um cronograma de atendimento em 2022 que beneficiará moradores de todos os bairros de Votorantim.  O transporte também funcionará com um sistema de leva e traz com agendamento prévio. Enquanto o veículo estiver no bairro, o munícipe poderá agendar para consultas na Unidade Básica de Saúde Animal (UBSA) ou para castração no Centro de Controle de Zoonoses.