30 NOV 2021
Votorantim aplicará Pfizer como reforço para quem recebeu dose única da Janssen

Votorantim aplicará a vacina da Pfizer como reforço para quem recebeu a primeira dose de Janssen contra a Covid-19. A população-alvo terá acesso ao imunizante na próxima quinta-feira (2) em unidades de saúde do município.

A Prefeitura usará a Pfizer como reforço porque o Ministério da Saúde não entregou novas doses da Janssen. As duas únicas remessas com destino a Votorantim ocorreram em 28 de junho e 6 de julho. A ameaça de uma nova variante também é uma das razões pelas quais a Secretaria de Saúde reforça a importância em completar o esquema vacinal.

A Janssen foi aplicada em dose única em 3.300 votorantinenses. O Ministério da Saúde informou, em 25 de novembro, que cerca de 2 milhões de doses estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A previsão do laboratório é que mais 2,8 milhões de doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês.

Conforme a 29ª atualização do documento técnico da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no estado de São Paulo, a vacina da Janssen segue como sendo dose única e esquema de dose adicional (reforço). O texto sugere que o esquema seja concluído com a mesma vacina ou, na ausência, com a vacina produzida pela Pfizer.

A Nota Técnica da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, vinculada ao Ministério da Saúde, traz ainda uma recomendação para grávidas e mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias (puérperas) - já vacinadas com a Janssen. Neste caso, o reforço deve ser feito com o imunizante da Pfizer, respeitando o mesmo intervalo.